Por quê trocar minha Canon por uma Olympus M43?


            
            Yo no creo en brujas pero que las hay las hay... Assim como não creio em horóscopo. Principalmente quando me dizem que sou teimoso por ser taurino. Apenas defendo os argumentos que acredito com veemência, até que alguém tenha argumentos melhores que os meus. Quando chega essa hora, não tenho vergonha nenhuma de mudar de ideia e adotar o novo argumento. Aí vem alguém e diz que é por causa do meu ascendente em gêmeos... Ora, essa discussão de validade do horóscopo será sempre especulativa e pode não ter fim.  Diferentemente de outra que pode ter, pois nem sempre as discussões especulativas terminam sem conclusões e aquiescência. Comecei com esse gancho para explicar como decidi vender meu equipamento Canon e trocar por um sistema com sensor M43. Mais especificamente, uma Olympus OM-D E-M5
            Estudo de caso: Fotos de viagem. Esse será em primeira pessoa, pois uma vez que me expus como ao mesmo tempo teimoso e volúvel (soa bipolar), a vaca já foi pro brejo e podemos ao menos fotografá-la em sua jornada. Voltando especificamente para a minha última viagem, que foi para Machu Picchu. Lugar maravilhoso e altamente recomendável para qualquer um, porém há uma coisa que deve ficar clara: Você vai andar muito e subir e descer muitas escadas! Se quiser se arriscar a subir Huayna Picchu, um "pouco" mais acima, vai entender o motivo do desespero. Não estou fora de forma e levei uma hora e quarenta minutos. Teoricamente, é uma hora de subida, mas eu afirmo categoricamente que isso nem Chuck Norris conseguiria! Só foi possível porque um amigo desistiu e ficou com a minha mochila. Eu encarei o martírio com a câmera e uma lente(e senti o peso ao final).
            Foi quando eu comecei a colocar em dúvida se eu deveria me livrar de tudo e ficar com uma câmera sem grip e uma 50mm. Go HCB(Henri Cartier-Bresson)! Nesse intervalo de tempo, meu amigo e colega de blog Gustavo Goulart estava pesquisando para comprar uma câmera. Não titubeei e mandei logo: Compra Canon ou Nikon! Mas o Gu, felizmente,  não é um sujeito que abraça o status quo. Pesquisou detalhadamente e me apresentou ao mundo do Micro Four Thirds ou M43 pra ficar mais fácil. Diante dos argumentos, decidi mudar. Mas não sem questionar! Vamos fatiar racionalmente:

PESO: Câmera Canon T4i: 575g / Lente Canon 24-70mm f2.8L USM:950g / Battery Grip: 230g. Total sem as miudezas (bateria extra, filtros, hood, etc): 1,755kg no pescoço!
Juntando outras 3 lentes, tripé de mesa e todos os outros acessórios, minha mochila parte de 4kg! Sem contar tripé! Que aliás poderia ser menos robusto, caso o peso diminuísse.

DIMENSÕES: Ao menos metade do tamanho em tudo! Incrivelmente a maioria parece preferir câmeras e lentes gigantes. Talvez querendo compensar por algo...

PREÇO: Quase tudo tem preço menor, comparando produtos semelhantes. Conseguirei comprar um equipamento bem superior com o preço que conseguirei no meu usado.

QUALIDADE: Para mim é a tão boa quanto e em alguns casos, como vídeo, superior. Contando que estou passando de uma câmera Crop(1.6x) e trocando por um sensor que rivaliza com full frame e comprando um conjunto com estabilização no corpo e selado para poeira, neve e água(não mergulhada). E que aguenta temperaturas de até -10ºC!
Resumo da ópera: Metade do tamanho e do peso. Maior qualidade e performance por menos preço. Você pode se agarrar às marcas tradicionais se quiser, mas não por falta de argumentos.

No próximo post: algo totalmente diferente! Deve ser minha lua em peixes...

0 comentários: