A câmera GH4 (4K) pode ser a primeira MFT com design modular parcial.

                Uma fonte do site "43 Rumors" disse algo muito interessante sobre a próxima câmera Micro Four Thirds GH 4K. Ele viu um protótipo de câmera com um design modular parcial. Com "parcial", ele quer dizer que alguns componentes da câmera podem ser alterados e melhorados. Eles não têm maiores detalhes. A fonte também disse que a câmera 4K GH ainda não tem data de lançamento, mas é provável que seja anunciada na Primavera de 2014(hemisfério norte).
                Além do importante lançamento do formato 4K para uma câmera de mão, a inclusão do design modular me chamou à atenção. O conceito é muito interessante nesses tempos de obsolescência programada onde o fabricante decide, seja por upgrade ou por software, que seu eletrônico ficou obsoleto e você precisa comprar um novo, embora tecnicamente, o utensílio ainda tenha plenas condições de funcionar perfeitamente. Não se engane! Isso não é teoria da conspiração. É o modelo de negócios da industria de eletrônicos no mundo inteiro.
                No meu caso, a ficha só caiu quando uma impressora laser parou de funcionar e pedia a substituição da unidade de imagem. Descobri que a peça em questão custava mais de um terço de uma impressora nova. Após uma rápida pesquisa na web, descobri que ela fazia isso quando a contagem de impressões atingia um número X(obsolescência por software) e como destravá-la inserindo um código. Feito isso, ela voltou a imprimir perfeitamente por mais um ciclo inteiro sem problemas e a qualidade só começou a sofrer degradação após um segundo destravamento. Eventualmente substituí a unidade de imagem, mas só quando foi necessário.
                Esse caso não apenas ilustra a mentalidade do mundo corporativo, mas serve para mostrar a utilidade de um design modular, onde algumas peças podem ser substituídas por outras mais modernas e, teoricamente, você devolveria a antiga e só pagaria pelo upgrade. A maioria das peças da sua câmera não muda muito e pode durar bastante. Minha Asahi Pentax de quase 40 anos pode atestar isso! Da mesma forma como você pode substituir a bateria ou o cartão de memória, passaria a substituir outras partes por componentes mais modernos.

                A indústria não faz isso de bom coração. Faz porque já que é possível e inteligente, a concorrência fará e porque o upgrade do componente promove a fidelização do cliente, o que é bastante rentável para qualquer companhia. Mas não é por isso que vamos deixar de aproveitar. Mais um ponto a favor do M43!

0 comentários: