Full Frame vs Mirrorless: Mitos

Existem alguns "motivos" apresentados por quem defende incondicionalmente o formato full frame que já se tornaram lendas na internet, tem gente que nunca leu sobre o assunto e já rebate com um deles, então vamos descrever aqui um pouco de cada.




1 - Performance inferior com pouca luz

Li muito sobre isso, bom, li muito sobre todos os mitos da briga Full Frame x Mirrorless e cheguei a conclusão que isso era um problema para os sensores das gerações anteriores, hoje em dia, se não estão com a mesma capacidade de capturar uma imagem com pouca luz e pouco ruído, estão perdendo por muito pouco, diria tão pouco, que seria necessário analisar as imagens pixel a pixel para afirmar que são inferiores.



Foto: Robin Wong.

Neste link poderão conferir belíssimas fotos publicadas no blog do fotógrafo Robin Wong, são bons exemplos de fotos com sensor Micro Quatro Terços em condições de luz desafiadoras.


2 - Fundo desfocado para destacar o objeto da foto

Essa foi a mais marcante e assustadora falácia que levou muitos a fecharam os olhos para câmeras mirroles, principalmente as M4/3 que possuem um fator de corte de 2x (Crop factor 2x, se não sabe o que é, dê uma olhadinha na nossa seção de dúvidas). Acreditava-se que não seria possível desfocar o fundo de uma foto como se pode fazer numa full frame ou numa aps-c. Bom não vou nem argumentar muito, vou postar testes que eu mesmo fiz aqui e me digam se precisam de mais fundo desfocado que isso. E não usei as lentes com f0.95 disponíveis para sistema m4/3...

As fotos abaixo são de minha autoria e mostram como é possível obter um bom efeito Bokeh (fundo desfocado) com formato M4/3








3 - Disponibilidade de lentes

Leio e ouço muito este argumento por aí: "Ahhh.. mas a canon tem quase 200 lentes disponíveis na sua linha" ...Sei, como se você comprar todas elas. Entre nos sites dos fabricantes e pesquise sobre as lentes disponíveis, vai se espantar com o que vai ver. A Olympus por exemplo tem uma linha extensa de lentes específica para M4/3, assim como a Panasonic (para quem não sabe: M4/3 é um formato compartilhado entre Panasônic/Olympus/Kodak/Black Magic e a Leica acaba de começar a usar o sistema, além de outras fábricas, isto quer dizer que você nunca mais estará preso a uma marca, pode comprar um corpo Olympus e usar lentes Panasonic e fazer o troca-troca entre todas as marcas que usam o mesmo sistema e sem adaptadores.) Já viu isso em DSLR? Além disso, falando em adaptadores, existem dezenas deles pra você usar lentes antigas (Eu uso uma lente PENTAX 50mm 1.7 com mais de 30 anos de idade na minha M4/3!).


4 - Nitidez

Dá preguiça de tentar rebater certos mitos. Há nitidez de sobra nas câmeras Top de Linha dos sistemas Mirroless e basta ver exemplos para perceber que se existe alguma diferença entre Full Frame e Mirrorless em nitidez hoje em dia, ela não é perceptível ao olho humano. Claro que temos que comparar câmeras que seriam da mesma categoria, você não pode fazer comparativos como alguns que vi, onde pegavam uma Full Frame da mais cara e colocavam ao lado de uma Mirrorless básica para comparativo. Fusca contra Ferrrari não vale, agora: Ferrari contra Lamborghini já dá pra discutir.


5 - Grandes angulares

Este é um dos únicos argumentos que tem um certo embasamento físico e não emocional, pois trata da relação direta entre a lente e o tamanho do sensor através do fator de corte.
Uma grande angular de 14 mm, numa M4/3 vira 28 mm... não satisfaz quem curte lentes Wide. Entretanto, sabendo disso, os principais fabricantes já oferecem lentes com distâncias que começam em 7 mm, além disso existem os adaptadores que permitem usar centenas de outras lentes, como algumas "olho de peixe" de 1.4 mm... acho suficiente, e você?


6 - Melhor qualidade de construção e acabamento nas FF

Sem comentários para esta. Só pode ser intriga da oposição, alguns destes mitos são tão absurdos que minha mente "teoria da conspiração" acha que tem alguém por trás deles. Mais uma vez entra o lance Fusca x Ferraria, comparem top de linha com top de linha.


7 - Câmeras Full Frame possuem visual mais atraente

Bom, acho que temos opiniões diferentes sobre estética. Se você não consegue se levar a sério ao carregar uma câmera pequena, ou pior se acha que seu cliente não vai te levar a sério, lembre-se que seu trabalho é o importante, o resultado dele! Mostre seu portfólio ,não o seu equipamento. Afinal você é um fotografo não um ator pornô.


Comentário:
Como sempre defendemos: quem faz a foto é o fotógrafo, a ferramenta só permite transformar seu olhar em algo estático, algo que se possa guardar para sempre de forma visual. Cada um usa o que lhe convém, mas saibam que não existe somente uma reposta para uma boa fotografia. Existem muitas opções, pesquisem e vejam o que melhor se adéqua as suas necessidades.

0 comentários: