A Captura da Luz

                Certa vez me perguntaram o que eu achava mais importante numa foto, tecnicamente. Parece uma pergunta difícil de responder, mas nem tanto. Há muitas coisas que podem "dar errado" numa foto e cada uma delas poderia originar um capítulo de um livro caso fosse esmiuçada. E como a pergunta foi de ordem técnica, vou deixar de fora opções estéticas, isso inclui foco, enquadramento e outros. Vou ficar com a tríade: Sensibilidade (ASA/ISO), Profundidade de campo (DOF) e Velocidade (depende da lente). Mas todos esses são fatores de uma equação que visa um único resultado: A captura da luz.
            
Como explicar isso para alguém sem fluência na linguagem fotográfica e sem decantar um glossário de termos assustadores? Pensei por uns segundos e por fim disse: -Imagine uma galinha como uma unidade de luz. Mal pude acreditar quando essas palavras deixaram minha boca, pois não é o tipo de frase pela qual uma pessoa deseja ficar conhecida. Não me intimidei pela possibilidade de exposição ao ridículo e continuei: -Agora imagine que você precisa capturar uma galinha. Complicou... se o galinheiro estiver lotado não é tarefa das mais difíceis, mas caso contrário...
           
Vamos trabalhar com a hipótese mais difícil: Pouca luz=poucas galinhas. Nesse caso VOCÊ terá que ser muito rápido para conseguir capturar uma. Uma vez que já comparei a luz a uma galinha, não terei nenhum pudor em dizer que você é a lente! Se você estiver em forma e for bem veloz, conseguirá pegar uma penosa sem muito esforço, mas caso seja meio sedentário, suas chances diminuem exponencialmente. Isso ilustra o conceito de ser desejável uma lente rápida, com f-stop igual a 2.8 ou menor. Algo que a engenharia não considera fácil e que as empresas tendem a cobrar caro pela solução.
           
Uma vez que você não tem como perder o extra das festas de fim de ano imediatamente para conseguir pegar a galinha, teria que apelar para o dopping. Isso mesmo! Estamos falando de aumentar a sensibilidade do filme(ASA) ou sensor(ISO). A película com mais prata fica mais sensível e captura mais luz. Quanto mais prata, maior a ASA do filme. No sensor é só subir o ISO, mas cuidado! Quanto mais alto o ISO, maior o "ruído" na foto! Aquele granulado, que pode ser charmoso ou incômodo, dependendo de cada um...
            
A velocidade ajuda a não "borrar" a foto. Quanto mais rápido o click, menos movimento vai ser capturado, deixando as fotos mais nítidas. Por isso muita gente pode achar que uma foto noturna está fora de foco. Pode até estar, mas provavelmente foi uma foto que levou mais tempo para ser batida e por isso captou mais movimento. Por isso o tripé e o controle remoto (ou timer) são tão importantes na fotografia. Eliminam os fatores movimento e velocidade, permitindo fotos que seriam impossíveis com a câmera na mão, mas não vão te ajudar quando seu filho estiver correndo atrás do cachorro pelo jardim.
            
O DOF(em inglês: depth of field) é aquele fundo(ou frente) desfocado que (quase)todo mundo adora (também conhecido como bokeh) e dá ao leigo a sensação de uma foto mais "profissional". Ele está intimamente ligado à velocidade da lente. Quanto mais rápida a lente, menos coisas em foco e quanto maior o tal do f-stop, mais nítida a foto. Mas esse não tem metáfora de galinheiro? Até o momento não, mas continuo tentando...
            
O principal era dizer que a câmera ainda perde para o olho humano e o processamento do cérebro e que necessita de uma combinação de fatores para traduzir a foto que seus olhos viram. Essa relação começa a ficar mais tensa à medida que a luz(sempre ela) fica escassa. É o cobertor curto demais. Ou cobre a cabeça ou os pés. O fotógrafo toma inúmeras decisões a cada foto e aprende com elas. A solução não é simples mas é prazerosa: Fotografar até que a equação vire instinto!



Dica: Se você não tem controle remoto na sua câmera e quer fazer uma foto com baixa velocidade, use o timer. Mesmo que seja o de 2 segundos, apenas para que a força que você faz com o dedo no botão de disparo (shutter) não balance a câmera e faça a foto sair tremida logo de começo. Ao clicar você se afasta da câmera e 2 segundos depois ela dispara, assim não terá influência alguma de força externa para sacudir o corpo da câmera durante o disparo.

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